Chueza, Dôa — 15 de Julho de 2025
O Chefe do Posto Administrativo de Chueza, Davide José Lucas, realizou nesta terça-feira (15/07) uma visita de trabalho ao Centro de Saúde de Chueza, no Distrito de Dôa, com o objetivo de se inteirar do funcionamento da unidade sanitária e das condições de trabalho dos profissionais de saúde.
Durante a visita, o dirigente percorreu todos os sectores do centro, incluindo os sanitários, onde foi identificado um problema grave de escoamento de águas sujas, que se espalham através de orifícios nas sanitas, tornando os espaços inutilizáveis. O Chefe do Posto condenou ainda práticas indevidas, como a lavagem de roupa atrás das instalações sanitárias, o que contribui para a degradação do ambiente e coloca em risco a saúde pública.
Apesar das dificuldades estruturais, todos os funcionários estavam nos seus postos de trabalho e a farmácia apresentava abastecimento regular, sem ruptura de medicamentos. Este facto foi reconhecido com apreço pela autoridade local.
No final da visita, Davide José Lucas reuniu-se com os funcionários do centro para abordar temas cruciais de saúde pública e vigilância epidemiológica, com destaque para a necessidade de preparação da zona de Chueza como corredor estratégico frente a potenciais surtos de:
Poliomielite, em curso com campanhas preventivas,
Cólera, com epicentro em algumas zonas da província de Sofala,
Varíola dos macacos, com registos em Niassa, sendo Chueza um ponto de ligação entre o Malawi e outras regiões.
O Chefe do Posto reforçou ainda a importância de um atendimento humanizado e eficiente aos pacientes, e apelou para o controlo rigoroso de saídas ilegais durante o horário de serviço, a fim de garantir disciplina e dedicação dos profissionais de saúde.
A visita foi marcada pelo espírito de responsabilidade, diálogo construtivo e apelo à melhoria contínua da prestação de serviços de saúde à população.















